quinta-feira, 13 de agosto de 2009

"NICO" Macaco Guigó, primata em extinção exclusivo da fauna sergipana.


A fragmentação do hábitat é o fator que mais causa a extinção; em segundo vem a introdução de espécies exóticas; o terceiro fator, é a exploração excessiva, no caso a captura ilegal e o tráfico de animais silvestres.

Eles são bastante ariscos, dissimulados e de difícil visualização. O especialista Marcelo Cardoso afirma que para os animais serem extintos, não tem que a mata ser completamente devastada. Fragmentação, incêndios e caça, além dos chamados cortes seletivos naturais. Quando se tira algum extrato da floresta e se fragmenta o ambiente, o local fica mais suscetível à incidência de raios solares, à ação do vento e a floresta não sustenta mais umidade, dificultando a existência de espécies mais frágeis. Com essas interferências, todas as relações vão sendo interrompidas, informa.
Em que medida a destruição da Mata Atlântica ameaça a existência do macaco guigó? Ele desaparece para sempre devido à perda de habitat. Isso tem ocorrido com várias espécies no Estado mais especificamente na região centro-sul de Sergipe na cidade de Tobias Barreto.

Postagem: Thacio Roberto

2 comentários:

  1. Concordo que o Guigó esteja em processo de extinção, mas não é exclusivo da fauna sergipana. Afirmo que em Banzaê - BA, existem macacos Guigós.

    Antonio Carlos D. Nascimento
    Estudante de Letras - UFS - Poço Verde.

    ResponderExcluir
  2. Onde eu morava ao redor do povoado Duas Serras estado de Antas Ba; existem macacos guigós ouvir falar muito sobre eles, os caçadores da região tinham dô de matá-los; diziam que os mesmos socorriam uns aos outros tampando os buracos dos tiros de espingarradas de cartuchus, alguns caçadores adoravam atirar só para vê-los em desesperos. Tenho muita pena em saber que até hoje não existe ninguém para orientar esses caçadores que ainda matam sem piedade.
    O som dos gritos desses animais depois de 15 anos que saír dessa região ainda parmenecem em minha mente.
    ASS; Elizangela Crisostomo

    ResponderExcluir