quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Brasão do Município de Tobias Barreto


Segue o significado do Brasão

BRASÃO DO MUNICÍPIO DE TOBIAS BARRETO

1º) O Condor representa na cor prata a poesia de Tobias Barreto de Menezes, que era o Condoreirismo (Condoreiro), um estilo ou maneira peculiar dos poetas. E no estilo do desenho o Condor está segurando, com suas garras, todo o Brasão, elevando nosso Município assim como o fez seu filho mais ilustre.

2º) A Coroa Mural em prata com as torres é um símbolo usado para todos os municípios brasileiros.

3º) O Escudo é dividido em três partes, as quais contêm as cores da nossa Bandeira Municipal e da Bandeira do nosso Estado.

a) O Amarelo = Está do lado direito, com uma peça de bordado dentro do seu quadro, representando todo o nosso Artesanato e o Bordado tobiense.

b) O Verde = Está do lado esquerdo, com um desenho da cabeça de um boi, representando todo o nosso Rebanho bovino.

c) O Azul = Está na parte de baixo do escudo juntamente com uma foto do genial Tobias Barreto de Menezes, o qual dá nome à cidade. A cor azul-marinho ou azul mais escuro é usada para simbolizar a inteligência e a lembrança do grande vulto do pensamento brasileiro, que é Tobias Barreto de Menezes. E para finalizar, este campo azul onde consta em letras maiúsculas na cor de ouro a sentença latina EDUCATIO AD LIBERTATEM.

4º) O campo de baixo do Escudo é dividida em duas partes:

a) A foto de Tobias Barreto de Menezes = Enaltece a figura emblemática do portento jurista, escritor e pensador que se valia do argumento, segundo o qual, todo cidadão brasileiro tem o direito de pensar por si mesmo, elevando assim, como metáfora do Condor, a cultura do pensamento filosófico da humanidade.

b) A frase em latim = EDUCATIO AD LIBERTATEM, que se traduz por EDUCAÇÃO PARA A LIBERDADE, sintetiza o pensamento literário do poeta e abolicionista Tobias Barreto de Menezes.

5°) As cores do Escudo = O Verde e o Amarelo significam também que o Município faz parte da República Federativa do Brasil, e do Estado de Sergipe, na representatividade das três cores: Verde, Amarelo e Azul.

6º) Nas laterais do Escudo há dois Suportes = Representando nossa agricultura, tendo do lado direito um pé de feijão e do lado esquerdo um pé de milho. Esses dois suportes representam o que temos de maior produção em nossa agricultura.

7°) A divisa = Como é chamada a parte inferior de todo o Brasão, onde está escrito em um listel na cor prata com letras em preto “TOBIAS BARRETO – SE”. E nas duas partes de baixo, está escrito: 1ª parte “LONG. - 37.99º LAT. - 11.18º”. Estas coordenadas geográficas indicam a localização da nossa cidade no Brasil. 2ª parte: “23-10-1909”. É por fim a data da Emancipação Política de Tobias Barreto.


Fonte: Prefeitura Municipal de Tobias Barreto
Postagem: Thacio Roberto