quarta-feira, 26 de agosto de 2009

trabalho dos discentes

sonho real
Tem tantas crianças
carentes precisando de
um bom livro para ler,
de uma escola para
ensiná-los,
uma biblioteca,para pegar
livros de todos os tipos:de
romance,drama,
comédia e emoção,com o final
feliz a história fica mais
Interessante!

fonte: Laise Micaelly
postagem: Luan Costa

sábado, 22 de agosto de 2009

Biografia do patrono João Antônio César

A escola tem como patrono João Antônio César, nascido no dia 29 de julho de 1891, na cidade de Tobias Barreto-SE, filho de Leonides da Silva César e Luiza Eteovina César, família tradicional de Tobias Barreto, outrora Campos. Foi nomeado exator estadual do governo do coronel Pedro Feire, exerceu por diversos anos o cargo de chefe da exatoria desta cidade, chefiou também em Salgado, Boquim e Simão Dias.
Foi prefeito deste município de julho de 1947 a dezembro do mesmo ano, durante o período de transição do regime ditatorial, de Getúlio Vargas para a democracia. Foi também um dos fundadores da sociedade são Vicente de Paula, fazendo um bem enorme para a sociedade tobiense. Faleceu no dia 15 de junho de 1954, com 63 anos, tendo deixado viúva, D. Josefa de Oliveira César “falecida” e os filho: Leonides César, Manoel César, Dagoberto César “falecido” e Maria Lucia César.

fonte: Luan Costa

Histórico da escola João Antônio César


A escola estadual João Antônio César fica localizada na sede do município de Tobias Barreto, na rua Carlos Lemos n° 551.
atende a clientela do ensino fundamental - 1ª a 8ª série.
Lida com o público de estudante que garante a cifra aproximada dos 720 alunos por ano.
A escola apresenta uma estrutura física que consta de uma secretaria, 6 salas de aula, dois sanitários, uma diretoria, uma cantina e área de lazer.
Foi fundada no dia 15 de agosto de 1972, pelo decreto lei de 2.383 de 1972, sendo autorizada para primeira fase do ensino fundamental - 1ª a 4ª série, pela resolução 106/75 de 18/12/1975. Seu quadro de funcionários é constituído por 25 professores, distribuídos nas diferentes séries e disciplinas ofertadas. Possui um quadro de funcionários de apoio que é composto por 28 funcionários. Desde sua fundação vem sendo administrada por diferentes pessoas. A frente da direção atualmente, esta a professora Maria Mendes de Morais.

fonte: Luan Costa

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

História da cidade de Tobias Barreto


Tobias Barreto surgiu no final do século XVI, em um sítio de aproximadamente 40 tarefas, onde apareceu uma imagem de Nossa Senhora , local que é hoje sede do município. Em sua homenagem, os camponeses construíram uma capelinha e fizeram residências em volta dela formando uma aldeia batizada de Paraíso; Logo depois para surpresa dos moradores da recém-criada povoação, a imagem desapareceu. Dias depois ela foi encontrada dentro de um matagal nas proximidades da povoação. Os habitantes do povoado a conduziram de volta à capela, mas pouco tempo depois ela desapareceu outra vez, sendo encontrada novamente no mesmo matagal , Por causa desse fato, os moradores derrubaram a mata nesse local e construíram outra capelinha, onde hoje fica a Igreja Matriz Nossa Senhora Imperatriz dos Campos. O novo povoado recebeu o nome Capela de Nossa Senhora dos Campos de Rio Traripe (hoje Rio Real), por estar situado às margens desse rio. O nome do povoado foi se simplificando, passando a se chamar Rio Real de Cima, Campos do Rio Real e depois simplesmente, Campos. Afirma-se que foi o descobridor das minas de prata do sertão nordestino, Belchior Dias Moreira, conhecido também como Belchior Dias Caramuru, quem fundou a povoação. No fim do século XVIII, Campos era o maior centro de exportação de couro e sola da capitania de Sergipe.

fonte: Tobias Barreto
Postagem: Thacio Roberto


terça-feira, 18 de agosto de 2009

Procissão de nossa Senhora Imperatiz dos Campos


No dia 16 de agosto, domingo, aconteceu a procissão da Padroeira de Tobias Barreto Nossa Senhora Imperatriz dos Campos. Foi um dia de muita emoção por parte dos fiéis e por todos que fizeram presentes.

Imagem de Nossa Senhora Imperatriz dos Campos - Padroeira de Tobias Barreto



Marcelo Amâncio, reponsável há mais de 20 anos pela confecção do carro triunfal






Foto: Alan Diego
Postagem: Thacio Roberto

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Influenza A subtipo H1N1


Influenza A subtipo H1N1 também conhecido como A(H1N1), é um subtipo de Influenzavirus A e a causa mais comum da influenza (gripe) em humanos. A letra H refere-se à proteína hemaglutinina e a letra N à proteína neuraminidase. Este subtipo deu origem, por mutação, a várias estirpes, incluindo a da gripe espanhola (atualmente extinta), estirpes moderadas de gripe humana, estirpes endémicas de gripe suína e várias estirpes encontradas em aves.


COMO SE PROPAGA?

O vírus passa de pessoa para pessoa, através do ar. O contágio só é eficaz em distâncias inferiores a um metro. Os espirros, a tosse, as secreções nasais ou dos olhos são as formas de o vírus se espalhar. Tocar numa superfície contaminada e de seguida mexer nos olhos, boca ou nariz também pode levar à disseminação do vírus

COMO NOS PODEMOS PROTEGER?

Lavando as mãos com sabão, várias vezes por dia. Deve-se evitar tocar nos olhos, no nariz e na boca. É importante comer bem, dormir o necessário e gerir o stresse, para manter o sistema imunitário de boa saúde e pronto a combater o vírus

COMO É FEITO O DIAGNÓSTICO DA INFLUENZA A?

Numa primeira fase, o diagnóstico faz-se pelos sintomas sugestivos de gripe. A prova final apenas surge após um exame laboratorial a material colhido no nariz. O teste implica uma análise genética ao vírus, de forma a que este seja completamente caracterizado.

QUANTO TEMPO O VÍRUS SOBREVIVE FORA DO CORPO?

Varia muito, de acordo com as condições de humidade e temperatura. Estima-se que não sobreviva mais do que algumas horas.


Postagem: Thacio Roberto

sábado, 15 de agosto de 2009

Secretário de Estado da saúde visita Tobias Barreto



O Secretário de Estado da Saúde, Rogério Carvalho esteve em Tobias Barreto na manhã de quinta-feira, dia 13 de agosto e junto com o Prefeito do município fizeram uma visita às obras do Hospital de Tobias Barreto e as obras de construção da Clinica de Saúde da Família, que esta sendo construída nas proximidades do Conjunto Padre Pedro. O Secretário em entrevista as Rádios locais, deixou claro que dentre em breve, Tobias Barreto terá um hospital de boa qualidade para servir a comunidade tobiense. O Prefeito municipal disse também que em parceria com o Governo Federal, através de programas, adquiriu 03 veículos sendo: 01 ambulância - Convênio com o Ministério da Saúde e 02 carros Uno sendo: 01 para o CAPS e outro para o CRAS, através dos Programas IGD e Bolsa Família.

Fonte: Tobias Barreto
Postagem: Thacio Roberto

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Lixo – o que podemos fazer diante desse problema?

A produção de resíduos é inerente à condição humana. Cada pessoa produz cerca de 300 quilos por ano e como um processo inexorável, tornou-se um problema de difícil resposta, que exige a reeducação e comprometimento do cidadão. O que acontece com o lixo depois que é jogado na lixeira? O que se faz com as toneladas de lixo recolhido diariamente?

O tempo que a natureza leva para decompor alguns dos produtos...
Papel: de 3 a 6 meses;
Pano: de 6 meses a 1 ano;
Filtro de cigarro: 5 anos;
Chiclete: 5 anos;
Madeira pintada: 13 anos;
Nylon: mais de 30 anos;
Plástico: mais de 100 anos;
Metal: mais de 100 anos;
Borracha: tempo indeterminado;
Vidro: 1 milhão de anos.

Não há como não produzir lixo, mas podemos diminuir essa produção reduzindo o desperdício, reutilizando sempre que possível e separando os materiais recicláveis para a coleta seletiva.


O que pode ser feito:

A maior parte do que jogamos fora não é sujo, fica sujo depois de misturado. Separando os materiais que podem ser reciclados, a quantidade de lixo a ser coletado é muito menor.
Embalagens: ao comprar qualquer produto, não utilize várias embalagens (caixa + sacolinha + embrulho + sacolão + fitinha + etc). Não desperdice!


Fonte: Planeta Orgânico

Postagem: Thacio Roberto

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Futuro em chamas.

Relatório inédito do Greenpeace na Espanha aponta que aquecimento global agrava e intensifica incêndios nas florestas do sul da Europa.
Um novo relatório lançado pelo Greenpeace na Espanha lista como o aquecimento global já está provocando um aumento na intensidade e propagação de incêndios florestais nos países do Mediterrâneo e no Sul da Europa. O relatório detalha como as ondas de calor, os terrenos secos, as mudanças no uso do solo, as áreas degradadas e a falta de gestão das florestas tornam a vegetação mais inflamável e as queimadas cada vez maiores e mais difíceis de controlar. Esses impactos das mudanças climáticas já estão sendo observados em famosos destinos turísticos na Espanha como as ilhas Canárias e a Grécia.
“As mudanças climáticas está mudando o padrão e a intensidade dos incêndios com consequências sociais e econômicas desconhecidas”, disse Miguel Soto, do Greenpeace na Espanha. “Os incêndios florestais estão ficando fora de controle na Espanha e em toda a parte sul da Europa, bem como em outras regiões semi-áridas na Califórnia e Austrália. Com modelos de clima prevendo aumento das ondas de calor nos próximos anos, estamos nos aproximando de uma emergência global ”, completa.

Fonte : Greenpeace Brasil
Postagem: Thacio Roberto

"NICO" Macaco Guigó, primata em extinção exclusivo da fauna sergipana.


A fragmentação do hábitat é o fator que mais causa a extinção; em segundo vem a introdução de espécies exóticas; o terceiro fator, é a exploração excessiva, no caso a captura ilegal e o tráfico de animais silvestres.

Eles são bastante ariscos, dissimulados e de difícil visualização. O especialista Marcelo Cardoso afirma que para os animais serem extintos, não tem que a mata ser completamente devastada. Fragmentação, incêndios e caça, além dos chamados cortes seletivos naturais. Quando se tira algum extrato da floresta e se fragmenta o ambiente, o local fica mais suscetível à incidência de raios solares, à ação do vento e a floresta não sustenta mais umidade, dificultando a existência de espécies mais frágeis. Com essas interferências, todas as relações vão sendo interrompidas, informa.
Em que medida a destruição da Mata Atlântica ameaça a existência do macaco guigó? Ele desaparece para sempre devido à perda de habitat. Isso tem ocorrido com várias espécies no Estado mais especificamente na região centro-sul de Sergipe na cidade de Tobias Barreto.

Postagem: Thacio Roberto